As férias estão chegando, e o litoral costuma ser o destino preferido para aproveitar o sol, calor e água fresca. Porém, alguns cuidados costumam passar despercebidos por todos, e podem causar graves problemas futuros. É o caso da maresia nos carros, que pode danificar seu veículo ocasionando em grandes gastos futuros.
Se você ainda não sabe como lidar com essa problema, confira algumas dicas que a Apolo Trailer separou para você:
O que é Maresia?
A maresia é como uma névoa de água salgada formada pelo mar que devido à água e os sais minerais presentes aceleram e facilitam a oxidação. Ou seja, é uma inimiga das superfícies metálicas.
A boa notícia é que os modelos de automóveis mais recentes são fabricados com uma película de proteção contra ferrugem. Porém, com exposição ao sol, arranhões e desgastes, essa proteção vai sendo perdida e os carros estão novamente expostos a este perigo.
O que é mais prejudicado pela maresia nos carros?
Pintura e vidros:
Um dos problemas mais visíveis causados pela maresia é a pintura, afetando a estética do seu veículo. Ocorre da seguinte forma: as gotículas de água salgada trazidas pelo vento ficam na lataria, e as altas temperaturas evaporam a água, sobrando, então, somente o sal. Dessa forma, aparecem manchas claras tanto na pintura quanto nos vidros.
Materiais emborrachados:
Sim, nem eles escapam da maresia. Mesmo não sofrendo a oxidação, estes materiais, quando em contato constante com a maresia, vão acumulando essas “sujeiras”, podendo causar furos e desgastes das peças. E aí falamos de tudo: limpadores de pára-brisa, coifas, etc.
Peças metálicas:
Todo o metal contido pode ser danificado, e não somente a lataria. Escapamento e estabilizador, por exemplo, podem ficar com furos ou até mesmo apodrecer com a reação dos componentes salinos. Além disso, no motor e bateria, os conectores elétricos e terminais podem oxidar, causando problemas no funcionamento. Os resíduos de sal nas coifas podem ocasionar em mau funcionamento de sistemas de suspensão, como na caixa de direção.
Filtros:
Justamente por trabalharem evitando que esses componentes tenham acesso ao veículo, eles sofrendo um pouco mais em ambientes litorâneos. Como ficam carregados com mais facilidade, exigem uma frequência maior em sua substituição.
Como evitar os problemas de maresia nos carros?
Não se preocupe, a maresia nos carros pode ser evitada, ou pelo menos diminuída. Porém, alguns cuidados básicos são necessários, então já vai anotando:
Se o carro estiver danificado de alguma forma, com arranhões e batidas, é importante consertar os estragos e passar mais uma mão de pintura antes da viagem, para evitar os efeitos da maresia. Lavagens semanais além de uma boa mão de cera de vez em quando também podem ajudar antes, durante e depois do contato com a maresia. Se a viagem foi longa, uma limpeza completa é mais eficiente, tirando bancos e tapetes.
Se o estrago já está feito e a pintura foi comprometida com ferrugem ou manchas, não é impossível reverter essa situação. Pequenos pontos de ferrugem podem ser removidos com uma lixa, e com uma cera específica você consegue recuperar a pintura manchada.
Ao sair sob altas temperaturas com seu veículo, também é importante ter cuidado redobrado com a temperatura do motor, pois o superaquecimento pode causar graves danos a este equipamento.
As noites são os períodos mais críticos da maresia, então é recomendado manter o veículo coberto e protegido. Porém, evite as capas protetoras, pois a corrosão vai ocorrer entre o espaço da carroceria e a capa.
Por fim, não deixe de fazer uma revisão completa em seu veículo após a viagem! É importante conferir se não restaram resíduos de areia e sal nas peças, e remover rapidamente com uma boa limpeza. E se ocorreu problemas com o desempenho do seu veículo, procure um profissional de confiança para uma revisão.
Não esqueça de levar o seu Apolo Trailer junto para deixar a viagem ainda mais incrível, e se precisa de mais algumas dicas para tornar essa experiência ainda mais incrível, venha dar uma conferida em nosso blog!