Você sabe como realizar o transporte de animais em suas viagens? Viajar sem dúvidas está no topo da lista de melhores coisas do mundo, e a viagem fica perfeita se levarmos todos aqueles que amamos junto, não é mesmo? Em uma viagem de trailer, isso é ainda mais importante, afinal muitas vezes passamos muito tempo longe do lar, ou tornamos a estrada em nosso lar.
Por isso, nossos pets não podem ficar de fora do nosso planejamento! É isso mesmo, você não precisa passar pela difícil missão de se separar deles durante suas viagens. Mas assim como nós, eles precisam estar seguros, além de que existem algumas regrinhas que precisamos seguir. Venha conferir algumas dicas de transporte de animais que separamos para sua próxima viagem:
Preparando seu pet para a viagem
Antes de cair na estrada, algumas coisinhas são necessárias para não causar nenhum problema durante o roteiro. A nossa dica inicial, que ajuda não somente nas viagens mas durante o dia a dia, é identificar seu pet. Faça uma plaquinha com o nome dele, dos responsáveis e o número de contato. Assim, caso ele se perca (o que pode acontecer mesmo com todos os cuidados, principalmente em uma cidade estranha), será mais fácil encontrá-lo.
Outra dica muito importante é fazer uma visita ao veterinário. Garanta que seu animalzinho esteja com todas as vacinas em dia, para cuidar da saúde dele e também das pessoas que estarão por perto. Além disso, já peça ao veterinário medicamentos que possam ajudar na viagem, como para enjoo, alergias, etc, porque ele vai saber a dosagem certinha. É muito importante estar prevenido!
O que levar na viagem?
Além de um kit emergência que já mencionamos, alguns itens vão deixar o passeio mais confortável para seu animalzinho. Para ele se sentir em casa, e não ficar tão agitado, não esqueça de acrescentar na mala a caminha dele junto com um cobertor. Além disso, leve os brinquedinhos favoritos, aquela comidinha que ele ama e os itens de higiene, além dos potinhos para água e comida.
Como fazer o transporte para animais?
Pela lei, é totalmente permitido transportar animais, desde que seguindo algumas precauções. Não seguir essas regrinhas pode não somente causar em multas e perdas de pontos na carteira como principalmente afetar na segurança do seu amigo e também na sua caso ocorra algum acidente.
Sabemos que dá aquela vontade de carregar o animal no colo, pertinho de você, deixando curtir a brisa com a cabeça para fora da janela. Mas este é um dos casos proibidos pela lei. Quando o pet está solto no carro, além de estar vulnerável em caso de acidente, oferece risco ao motorista. Afinal, poderá tirar sua atenção, ou ficar agitado andando de um lado para o outro no carro, podendo até pular em seu carro.
Alguns métodos podem ajudar nesse caso. Com uma caixinha de transporte, você coloca seu pet dentro e prende com a alça do cinto de segurança. Esta é a forma mais indicada para o transporte de animais, principalmente para gatos.
Porém, para viagens muito longas, ou quando o animal não está muito habituado a ficar preso, há outras opções. Para os bichinhos de pequeno porte, você encontra cadeirinhas, que são como cestinhos que eles são colocados dentro. A cadeirinha fica presa pelo cinto, e sua coleira fica presa.
Alguns bichinhos gostam de um pouco mais de liberdade. Por isso, existem cintos de segurança apropriados para os animais, que podem ser usados por todos os tamanhos. Lembrando que somente prender a guia comum no cinto é errado e não garante a segurança necessária.
O mais importante: divirtam-se
Para a experiência dar certo, todos devem se divertir, inclusive seu pet. Garanta um espacinho para ele no trailer e se divirtam muito nos seus destinos. Não esqueça de procurar por locais (principalmente campings) que sejam pet friendly, e não deixe de aproveitar cada momento!