Leiam que agradável relato de nossa amiga Bruna com a família, em uma viagem pela Patagônia com seu motorhome Apolo 6.0.
“Depois de 27 dias dentro da Argentina, eu Bruna, Antonio, Tunico e Flucky 🐕 , percorremos 13 Províncias e 10.000 km dentro desse belo país.
Começamos o primeiro destino Buenos Aires, estacionamos nossa casa em Porto Madero, fomos ao mercado municipal, caminhamos por ruas históricas, casa rosada, Navio museu e terminamos o dia admirando um belo por do sol na costanera Portenha. Depois iniciamos a Ruta 3 que margia o litoral argentino, conhecemos algumas cidades como Viedma, as falésias e as aves de Las Grutas, Puerto Madrin com suas belas praias, Trelew, cidade dos dinossauros, Punta Tombo a maior pinguinera 🐧 não Antartica do mundo, Comodoro Rivaldavia encontramos paisagens de tirar o folego, o encontro do mar com as falésias, extensas praias desertas além de sermos recebidos também pelos ventos patagonicos que nos acompanhou desse ponto em diante, Puerto San Julian, local onde a Caravela Vitória, do Fernando de Magalhães e nessa cidade também possuia a base aérea que deu suporte a guerra das malvinas.
Depois de percorrer toda Ruta 3 até Rio Galegos, chegamos a fronteira com a Terra del Fuego, e nesse ponto da viagem, onde o vento faz a curva, aliás quanto vento, aproamos nosso caminho para os Andes atravessando de leste a oeste o sul da patagônia até chegar em El Calafate.
Sentimos um alivio ao ver a Natureza verde e água novamente, e é nesse ponto que posso dizer, foi um marco conhecer e admirar a grandiosidade do Glaciar Perito Moreno.
Começamos a partir de El Calafate nosso caminho rumo na Ruta 40 a caminho de Mendoza. Nesse trajeto conhecemos a linda cidade de El Chaten e pudemos fazer trilha para admirar o Fitz Roy, passamos pelos “70 Malditos” da Ruta 40 e nossa Casa se saiu super bem, sem nenhum problema. Conhecemos El Bolson a capital Argentina da cerveja e dos Hippies, Bariloche e o Circuito Chico, degustamos a cerveja 🍺 Patagonia no Km 24.8 admirando as montanhas nevadas e o lago Nahuel Huap. Nessa noite dormimos a luz do Luar as margens do lago. Vila la Angostura, Ruta dos 7 Lagos, onde pudemos admirar cada lago com suas montanhas exuberantes e seus picos nevados, fizemos um “Wild camp” (Camping sem estrutura em meio a natureza) as margens de um rio de desgelo, San Martin de Los Andes, uma cidade pitoresca de “praia” na montanha. Nesse ponto tivemos que mudar a proa, tivemos a informação que a ruta 40 a partir de Chos Malal teria um grande percurso de Ripio e optamos por passar pela cidade de Neuquén, rumo a Mendoza.
Em Mendoza conhecemos varias Vinícolas, em todas fomos com nosso Motorhome. Passeamos no parque, fomos ao mercado Municipal, tivemos experiências gastronômicas excelentes.
Viajar de Motorhome nos proporcionou experiências únicas, que talvez não conseguíssemos ter com outras formas de transporte. A flexibilidade de dormir ou partir no momento em que queremos. Autonomia de energia nesses 27 dias nos possibilitou usar camping apenas 2 dias. Viver por tantos dias em um ambiente pequeno de forma minimalista, nos faz perceber o quão pouco é necessário para ser feliz.”